
Márcio A. Steinbruch
Ao contrário do que muitos pensam, a gravidez não faz as varizes surgirem do nada; ela piora um problema já existente, causado, provavelmente, pelos fatores de risco.
Em muitos casos, as varizes são imperceptíveis por estarem bem mais abaixo da pele e serem ainda pequenas. Pelo menos 60% das pessoas não sentem dor, portanto a gestante não sabe que é portadora de varizes.
Com seu agravamento durante a gestação, fica a impressão de que a gravidez as gerou, mas na verdade só as agravou.
Antigamente, era preciso aguardar todas as gestações de uma mulher para tratar as varizes. Isso agravava de tal modo a doença varicosa que o efeito estético do tratamento era praticamente ineficaz, ficando manchas e marcas indeléveis na pele das pernas.
Hoje em dia, se diagnosticadas, as varizes, por menores que sejam, recebem a indicação de tratamento mesmo antes da gravidez. Assim, o efeito funcional do tratamento é melhor, apresenta resultados estéticos muito mais agradáveis e – mais importante – ajuda a prevenir complicações venosas durante a gravidez.
Na gestação, é comum que se tornem visíveis varizes ou microvarizes, principalmente após o quarto mês, em razão das alterações que acontecem no corpo da mulher.
A causa para o agravamento das varizes está relacionada à ação dos hormônios, necessários para a manutenção da gestação, associada ao peso do bebê. A pressão que o útero gravídico exerce sobre a veia cava (veia que passa ao lado da coluna vertebral, levando o sangue venoso de volta ao coração) é um obstáculo para a circulação de retorno venoso, que se acumula e dilata os vasos sanguíneos dos membros inferiores. Grandes quantidades de estrogênio e progesterona apresentam efeito vasodilatador.
Todas essas alterações no sistema circulatório associado à retenção de água são responsáveis pela sensação de cansaço e o inchaço nas pernas durante a gestação. A partir do segundo trimestre de gravidez, o volume de sangue da gestante aumenta.
O tratamento das varizes só deve ser iniciado após o parto. Mas é possível tomar algumas medidas preventivas para controlar este problema durante a gestação. É importante fazer atividade física leve, como hidroginástica e caminhada, evitar ao máximo excesso de pressão sobre suas pernas, não ficar muito tempo em pé, colocar as pernas ligeiramente elevadas ao sentar para facilitar a circulação sanguínea de retorno, usar meias elásticas e controlar o ganho de peso.
Entre 60 e 90 dias após o parto, o corpo da mulher volta quase ao normal e as varizes tendem a diminuir. No entanto, uma grande quantidade de gestantes, que tiveram veias dilatadas nos membros inferiores durante a gravidez, permanecerá com o problema em algum grau e terá necessidade de tratamento.
De 30 a 60 dias já se pode instaurar o tratamento das varizes, seja clínico ou cirúrgico.
Gostaria de uma informação tenho varizes até doem muito e queimam na parte de traz da cocha ! Estou grávida e minha obstetra passou Daflon ! Ajuda a resolver a dor ? Sou muito desesperada e logo tenho medo q me aconteça algo durante o parto por conta das varizes ! Obrigada
Bom dia Dr.Fiz cirurgia de varizes há 10 dias e sinto que tem lugar que está endurecido. Isso é normal? A cirurgia foi feita agora dia 12-12-2016.Agradeço.
Bom dia, Suely.
Quando se faz uma cirurgia de varizes é normal aparecerem alguns “caroços” endurecidos. Isso se dá por conta de hematoma e manipulação da área em questão. Tudo deverá ser reabsorvido pelo organismo. Pode levar até uns 2 meses.
Atenciosamente,
Márcio Steinbruch.
Tenho varizes pélvicas, quero engravidar, meu ginecologista recomendou apenas atividades físicas leve para perca de peso assim eu vou ter uma gestação mais tranquila.
Atualmente tomo diurético uma. semana antes da menstruacao para aliviar a dor.
Gostaría de saber pelo fato das varizes fica mais difícil engravidar?
E se eu engravidar existe riscos?
Obrigada
Boa noite, Liliam.
As varizes pélvicas não dificultam a fecundação e nem a evolução da gravidez.
Elas causam desconforto com dor em peso no baixo ventre.
O maior risco, é o de sangramento durante a gestação e no parto. Mas tenho certeza que seu obstetra saberá como conduzir e fazer um trabalho seguro.
Marcio.
Boa noite, doutor.
Gostaria de tirar uma. A dúvida, sinto muitas dores e queimaçoes na virilha e embaixo do peito. O que pode ser?
Obrigada.
Cara Rita,
Me desculpe, mas estes sintomas são muito vagos e em locais completamente diferentes. Saiba que sem examinar é extremamente difícil de se fazer um diagnóstico. Poderia passar mais detalhes para que possamos estabelecer hipóteses diagnósticas?
Márcio Steinbruch.
Olá Dr.Marcio aqui é keila tenho sofrido mto com varizes pélvicas tive duas gestações sem descanso foi mto sofrida mta gestação e Agora tem piorado mto as dores,no momento estou morando em Portugal o Senhor está atendendo aonde no Brasil?
Olá, Keila. Varizes pélvicas realmente incomodam muito. Atendo em São Paulo, nossos telefones são: +5511 32840532/32840072/32871428. Teremos o maior prazer em poder ajudar. Márcio Steinbruch.
Olá Dr.Marcio aqui é keila tenho sofrido mto com varizes pélvicas tive duas gestações sem descanso foi mto sofrida mta gestação e Agora tem piorado mto as dores,no momento estou morando em Portugal o Senhor está atendendo aonde no Brasil?
Cara Keila, obrigado por escrever. Se você tem varizes pélvicas, é muito importante descobrir a causa e tratar. A tendência é que os sintomas piorem. Atendo em São Paulo, capital, na rua Itapeva, 518 cj. 909, Bela Vista. Nossos telefones são: +5511 32840532 / 32840072 / 32871428. Márcio Steinbruch.
Boa noite, doutor Márcio!
Estou grávida de três meses, tenho sentido muito dormência na coxa da perna direita e muita dor no osso dessa perna, somente ns coxa.
Isso pode ser trombose?
Bom dia. “Adormecimento” em áreas da perna geralmente dizem respeito a compressão de algum nervo. Muito comum em gestação, pelo crescimento do útero. A trombose é algo mais agudo e imediato. A sintomatologia é completamente diferente da que você me expõe. Fique tranquila.
I’ve been exploring for a little bit for any high quality articles or weblog posts
in this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site.
Reading this info So i am satisfied to show that I’ve an incredibly
excellent uncanny feeling I found out just what I needed.
I so much surely will make sure to do not put out of your
mind this website and give it a glance on a constant basis.